Corrida contra a balança

terça-feira, 27 de março de 2012

Adoçante

Bom dia!!! =)


Hoje vim falar um pouquinho sobre os substitutos para o nosso delicioso açúcar. Qual produto vocês usam no lugar dele?
Bom, tem uma lista de adoçantes, açúcar mascavo, mel entre outras opções que podemos variar no nosso cardápio do dia-a-dia. Então, vamos lá???




AÇÚCAR


No processo de refinamento do açúcar há a remoção completa de todos os nutrientes contidos na cana. Por isso, ele é rapidamente digerido e provoca o aumento dos níveis de glicose e estimula o de gordura nas células. Para o açúcar ser metabolizado, ele rouba do organismo nutrientes envolvidos em múltiplas reações orgânicas, como o controle sobre a própria vontade de carboidratos, e favorece cãibras, osteoporose, cólicas menstruais e a redução da imunidade.


AÇÚCAR MASCAVO E MEL


O açúcar mascavo e o mel são mais saudáveis do ponto de vista nutricional por conterem mais nutrientes, mas também provocam as oscilações desagradáveis na glicose e favorecem o ganho de peso. 


ADOÇANTES


Já os adoçantes ou edulcorantes artificiais são, em sua maioria, produzidos quimicamente pela indústria e surgiram para atender um público específico, os diabéticos, que devem fazer restrição no consumo de açúcar. Além disso, quase todos são isentos de calorias, o que é o principal chamariz para o consumo exagerado que acontece hoje.
o Stévia é uma opção mais natural e segura. Mas é preciso ficar de olho, já que alguns fabricantes misturam a substância com outros tipos de adoçante como o ciclamato de sódio para baratear seu preço.

O mais novo adoçante natural no mercado é o agave, um xarope retirado de um cacto e originário do México.

- O agave é super gostoso, tem ótimo poder adoçante, além de um pouco de potássio, magnésio e cálcio. E por apresentar um baixo índice glicêmico, isto é, não aumenta tanto a glicose como um mel, pode ser utilizado como opção saudável no lugar do açúcar para adoçar cafés, sucos, chás e na confecção de bolos e pães.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/nutricionistas-esclarecem-as-principais-duvidas-sobre-os-adocantes-3012347#ixzz1qJlWz84B 


Agora o difícil é escolher né?


Beijinhos, até amanhã *.*

3 comentários:

disse...

Eu to com a turma do adoçante! rs

Ja até me acostumei sabia?

Erika vc falou sobre a drenagem no outro post..eu tava pensando em fazer. Eu tenho liquido demais retido. Vc ja fez???

O Beijo

Elaine disse...

Erika!!! cadê vc minha linda!!!! estamos precisando dos seus posts rsrsr fica tanto tempo longe não rsrsr bjim...

Erika disse...

Oi
Desculpa a demora em responder. Mas, andei afastada daqui!!!
Se você tem retenção de líquido a drenagem junto com a ingestão de água e chá é uma ótima opção. Agora tem vários pacotes baratinhos naqueles sites de compra coletiva, vale a pena experimentar.
Beijos