Corrida contra a balança

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Endócrino

Oi meninas!!!

Vim aqui contar como foi minha visita na endócrino.

Sai de lá com menos 2kg, mas com mais 2 remédios. O nível de vitamina D está baixinho, baixinho e a insulina altinha, altinha. Vamos entender o que esses dois fazem no nosso corpo??

VITAMINA D
A vitamina D é um nutriente essencial solúvel em gordura que entra naturalmente no corpo, principalmente por meio da pele, onde a radiação ultravioleta B da luz solar estimula a produção da pré-vitamina D, que, por sua vez, é convertida nos rins para a forma biologicamente ativa, o hormônio vitamina D.
Sem a vitamina D, o corpo não consegue absorver o cálcio de maneira adequada e os ossos se tornam frágeisf. 
Poucos alimentos contêm naturalmente níveis significativos de vitamina D; principalmente os peixes de água gelada gordurosos, como salmão, sardinha, anchovas e atum, bem como o óleo de fígado de bacalhau. Alguns alimentos são enriquecidos com a vitamina, especialmente o leite, as fórmulas infantis e, mais recentemente, algumas marcas de suco de laranja, iogurte, queijo e cereais matinais.
INSULINA
O corpo precisa manter os níveis de açúcar no sangue entre os limites de 70mg/ml e 110mg/ml. Caso o nível de açúcar no sangue suba acima de 110mg/ml, o corpo irá liberar um hormônio que irá percorrer o sangue “limpando-o” deste excesso de açúcar (glicose) e guardando ele nos tecidos magros ou como gordura. Fazendo desta forma, o corpo restabelece o equilíbrio.
insulina é o hormônio que irá percorrer o sangue levando esta energia (glicose) aos seus destinos, músculos, tecidos, gordura, etc. A insulina tem um papel essencial no processo de nutrição do corpo.
Entendido isso? Vejamos os 2 principais fatores que contribuem para que existam picos de insulina no sangue:
- Você esta comendo mais calorias do que consome no dia.
- Mesmo comendo menos do que consome, concentra sua alimentação basicamente em carboidratos simples e/ou refinados, de rápida digestão e baixa quantidade de fibras.
Quando os níveis de insulina no sangue estão altos, causados normalmente pela má alimentação, o corpo libera a magnífica enzima Lipo Lipase (LPL), que favorece o armazenamento do excesso de energia como gordura corporal e bloqueia a utilização da gordura como fonte de energia.
Veja, tão boa é a insulina no seu papel de favorecer o bloqueio ao acesso às células de gordura que mesmo com exercícios aeróbicos intensos fica difícil se queimar gordura até que os níveis de insulina voltem à normalidade. Até este ponto, já deve estar bastante claro para você que se seu objetivo é perda de peso através de queima de gordura, a insulina é peça chave no processo.
O post ficou grande, mas não conhecia muito bem sobre a Vitamina D e a Insulina.
Vivendo e aprendendo, cada dia de uma vez né?
Além do remedinho preciso pegar firme na A.F. que anda assim:

Tentando me acostumar com as novidades ... beijos

2 comentários:

Bethynha disse...

oieee
tbm não entendo muito do assunto..A gente vai atrás de saber só quando acontece com a gente ne..
vamos nos cuidar
ahh e o desafiooooo esta no ar...hj é dia 2..uhuu
bjo

Giovanna disse...

Oi li em um blog que tem que tomar um pouco de sol na parte da manha ou da tarde, sol bom, pode ser nos braços. pois so a alimentação não repoe a vitamina D, cuida da glicemia hem, beijos. linda semana. gi